As linhas de pesquisa do INCT-PATRIA têm como objetivo criar e desenvolver competências científicas, tecnológicas e de recursos humanos, com o intuito contribuir para superar os desafios que cerceiam a competitividade da cadeia produtiva nacional de ímãs de terras-raras (TRs), da mineração até a aplicação industrial, passando pela concentração dos elementos de teras raras, sua separação, a redução eletroquímica dos metais, a produção das ligas, a sinterização dos ímãs, a proteção contra corrosão e sua reciclagem. A articulação da cadeia produtiva visa o domínio tecnológico da produção de ímãs a base de TR-Fe-B aplicados a tecnologias emergentes, como motores elétricos e geradores eólicos de elevado desempenho.
Estudo de retenção de perfluorcarbonos por adsorção em leito de óxido de didímio – IPT.
Obtenção de ligas Nd-Fe-B- Estudo da solidificação rápida de ligas do sistema Nd-Fe-B no processo de lingotamento de tiras (“strip casting”) - USP – PMT/ IPT.
Modelagem matemática da solidificação de ligas do sistema Nd-Fe-B pelo método do campo de fases e validação experimental - USP – PMT/ IPT.
Otimização dos parâmetros de processo e produção de ligas (Nd,Pr)-Fe-B com diferentes elementos de liga por lingotamentos em tiras - USP – PMT/ IPT.
Desenvolvimento e validação de metodologias espectro analíticas para análise elementar de produtos, subprodutos e matérias primas do processo de produção de imãs de terras raras (Nd,Pr)-Fe-B – IPT.
Corrosão e proteção contra corrosão de ímãs permanentes de (Nd,Pr)-Fe-B - IPT.
Redução Carbotérmica seletiva do concentrado/minério de metais de terras raras – USP/PMT.
Avaliação do Ciclo de Vida de Ímãs de Terras Raras - UFSC
Fabricação de ímãs (Nd,Pr)-Fe-B sinterizados de classes com alto produto-energia máximo e com alta coercividade, em escala piloto com elevada reprodutibilidade – UFSC.
Desenvolvimento de ímãs de terras raras nanocristalinos via rotas HDDR com alto grau de anisotropia e estabilidade térmica – UFSC.
Desenvolvimento da rota de Moldagem de Pós por Injeção de elevado aproveitamento de matéria prima para a fabricação net-shape de ímãs (Nd,Pr)-Fe-B - UFSC.
Desenvolvimento de processos de fabricação de ímãs via Técnicas de Manufatura Aditiva – UFSC.
Utilização de filmes finos e tecnologia sol-gel (microesferas) como alternativas para a redução do teor de TR’s pesadas e incorporação de leves (Ce/La)- CDTN.
Desenvolvimento de tecnologias de processos de extração metalúrgica para obtenção de óxidos de terras raras individuais de elevada pureza – CDTN.
Dominar as tecnologias de obtenção de óxidos de terras-raras via processos hidrometalúrgicos de maneira integrada com a cadeia produtiva e com a rede INCT PÁTRIA – CETEM.
Obtenção de ímãs de elevado desempenho para altas temperaturas (180 °C) com baixo teor de Dy (disprósio), visando aplicações em motores elétricos – IPEN.
Caracterização de minerais portadores de Terras Raras
Determinação do grau de liberação dos minerais portadores de Terras Raras
Concentração de minerais portadores de Terras Raras: magnética, gravimétrica, eletrostática e por flotação
Desenvolvimento de rotas de processamento mineral dos minerais portadores de Terras Raras
Estudos preliminares de processos de lixiviação dos elementos de Terras Raras